Queen: A Bohemian Rhapsody

01 de Novembro

Queen: Uma rapsódia boêmia

Poucas bandas são tão famosas mundialmente quanto Queen. A banda dos anos 70 conquistou públicos ao redor de todo o mundo com suas melodias inspiradas, seu estilo único, inovador e experimental, sua presença de palco, e suas músicas que ultrapassam gerações. Seja você um fã da banda ou alguém que não conhece nadinha deles é possível apreciar Queen, não só como uma banda das antigas, mas como algo que ainda hoje é atual e influente.     A primeira vez que você escuta Queen você percebe que se trata de algo diferente, algo especial e único. Por conta disso, eles são conhecidos por todo o mundo. Todos os membros (Freddie Mercury, Brian May, Roger Taylor e John Deacon) foram igualmente importantes para a criação da aclamada identidade musical e fizeram coisas especiais e únicas. Um bom exemplo disso é que o baixista escreveu algumas das melhores músicas da banda. A combinação dos membros fez de Queen uma banda de rock inovadora que mudou a música moderna.  

 

The music | A música

As primeiras músicas do Queen foram influenciadas pelo progressive rock, hard rock e heavy metal. Depois de um tempo a banda começou a escrever músicas que eram populares no rádio, músicas que o público em geral pudesse aproveitar, deixando relativamente de lado as influências essencialmente do Rock N’ Roll e incluindo uma mistura de estilos como o pop, o clássico e até a mixagem da música eletrônica e percussão.  Um excelente exemplo dessa mistura musical é a canção One Vision, se você não conhece, confira o vídeo abaixo:  

  Você provavelmente já ouviu falar em We Will Rock You (Nós vamos balançar você) ou então de We are the Champions (Nós somos os campeões). Junto com Another One Bites the Dust (Mais um bate as botas), esses são alguns dos mais famosos singles da banda. O último, inclusive, se tornou o single de melhor venda da banda. Sem falar é claro de Bohemian Rhapsody (Rapsódia Boêmia), sua música de maior sucesso. (Uma Rapsódia é, de forma geral, um poema cantado) .   Até hoje essas, e outras músicas, são frequentemente lembradas e tocadas. Quem aí não conhece a famosa batida de We Will Rock You?  

(Eu sei que você tá com essa música na cabeça agora)
 

Commercial Success | Sucesso Comercial

O Queen lançou 15 álbuns de estúdio. Eles ficaram em primeiro lugar nas paradas do Reino Unido com o seu segundo álbum, Queen II, em 1973, mas apesar do sucesso no Reino Unido foi o lançamento de Sheer Heart Attack (Súbito ataque do coração), mais tarde naquele ano, e A Night at the Opera (Uma noite na ópera), em 1975, que os deixou famosos internacionalmente. A Night at the Opera apresentava Bohemian Rhapsody, sua música mais famosa, que ficou em primeiro lugar nas paradas do Reino Unido por nove semanas.   O Queen não era só bom em fazer músicas que ficam grudadas na cabeça. Além disso, eles também faziam alguns dos melhores shows dos quais já se ouviu falar. A sua performance no show Live Aid de 1985 foi classificada entre as melhores na história do rock por várias publicações musicais. Para o público Brasileiro sua apresentação no Rock in Rio em 1985 marcou uma geração.  

A banda vendeu entre 150 milhões e 300 milhões de discos, tornando-os uma das bandas mais vendidas do mundo. Eles foram incluídos no Rock and Roll Hall of Fame em 2001. Cada membro do Queen compôs múltiplos singles de sucesso e todos os quatro membros foram incluídos no Songwriters Hall of Fame  em 2003. Em 2018 eles receberam o Grammy Lifetime Achievement Award.  

Legacy | Legado

O Queen foi uma profunda influência para diversas outras bandas e músicos ao redor do mundo. Metallica, Foo Fighters e também artistas como Lady Gaga e Katy Perry são exemplos de como as músicas de Freddie Mercury e companhia são influentes entre os músicos ao longo dos anos, independente de seus estilos musicais.  

  O último show contando com o vocalista original da banda foi em agosto de 1986. Em 1991, Mercury faleceu de broncopneumonia, uma complicação da AIDS. No entanto, seu legado continua forte no mundo musical e artístico. Em 2018 o diretor Bryan Singer homenageia o cantor e a banda com o filme Bohemian Rhapsody, estrelado por Rami Malek (Aquele rapaz da série Mr. Robot). Então se você está lendo esse post no dia de publicação e ficou com vontadinha de relembrar as boas músicas do Queen, tá aí uma boa oportunidade de ir ao cinema, porque o filme estreia no dia 1º de novembro. Só não esquece de ir em uma sessão legendada para praticar o seu inglês!  

(Eu sei que você tá com vontadinha de ouvir)

Tags:

Beetools

Somos mais que uma escola de inglês. Aqui você aprende de maneira rápida, eficiente e divertida! Vem pra Beetools 8)

Gostou? Compartilhe!

Você também pode gostar de:

Cultura

Páscoa em inglês: conheça a origem do feriado!

English Tips

Família em inglês: aprenda o nome de cada integrante!

Cultura

Como surgiu o St. Patrick's Day?

Rolando lá no nosso insta