Aprendendo inglês

Chega de dúvidas: vamos desvendar todos os mistérios do verbo TO BE!

06 de Agosto

Seja na escola regular ou em cursos livres de inglês, este verbo ínfimo da língua inglesa costuma assombrar muita gente. E, apesar de parecer simples, muita gente ainda pode não ter entendido como usá-lo corretamente

O fato é que as pessoas têm dúvidas infinitas sobre o uso do verbo "to be" desde a época de Shakespeare. Mas acalme-se, nós estamos aqui para solucionar todos os mistérios que possam estar rondando seu aprendizado. Venha aprender mais sobre o verbo “to be” de forma simples e divertida!

O mistério do verbo “to be”: o que podemos aprender sobre ele? 

Antes de qualquer coisa, vamos falar rapidamente sobre algo que você talvez já saiba: o verbo “to be” significa “ser” ou “estar”. Talvez ele seja o verbo mais importante do inglês, visto que o utilizamos em inúmeras situações e em vários contextos. 

Agora, vamos nos aprofundar! Pode-se dizer que o verbo "to be" é um verbo irregular. Isso significa que ele não segue a conjugação padrão dos outros verbos, já que tem uma conjugação única no presente, no passado e no futuro. Muita informação para a sua cabeça ou está tranquilo? É melhor focarmos no presente, neste primeiro momento, para deixar as coisas mais fáceis de serem compreendidas, right? 

Portanto, no tempo presente (simple present), o verbo “to be” se apresenta em três formas básicas: am, are, is — e também podemos usar a forma “to be” em determinadas frases, mas depois falamos disso. Veja alguns exemplos!

I am (eu sou/estou) | We are (nós somos/estamos)

You are (você é/está) | You are (vocês são/estão)

He, she, it is (ele ou ela é/ele ou ela está) | They are (eles ou elas são/estão)

Easy enough, right? Bem, isso foi quase tudo sobre o presente. Mas tem mais algumas coisinhas importantes que precisamos lembrar quando usarmos o verbo “to be”. Para começar, vamos falar das contrações (contractions)!

Muitas palavras do inglês são usadas com contrações, principalmente no Spoken English (o inglês falado). Tudo isso serve para facilitar a comunicação e deixá-la mais fluida. No português, nós também temos contrações. Um exemplo é “para”, que se torna “pra” em muitos casos. Em inglês não é diferente. Confira!

I am > I’m

You are > You’re

What is > What’s

E assim por diante. Logo, perguntar "What’s your name?" (Qual é o seu nome?) é o mesmo que perguntar "What is your name?", da mesma forma que dizer "I'm at work" (Eu estou no trabalho) é o mesmo que dizer "I am at work". Basicamente, estamos usando um apóstrofo no lugar de onde as letras foram tiradas. Got it?

verb-to-be
Apesar de parecer simples, o Verbo "to be" também possui suas peculiaridades. (Reprodução)

Agora que você já é um expert em verbo “to be” no presente, que tal verificar como tudo isso fica no passado (simple past) e também no futuro (simple future)? Funciona de forma bastante simples também, olha só!

I was (eu fui/estive) | We were (nós fomos/estivemos)

You were (você foi/esteve) | You were (vocês foram/estiveram)

He, she, it was (ele ou ela foi/esteve) | They were (eles ou elas foram/estiveram)

Repare que, no passado simples do inglês, há apenas duas variações do verbo “to be”. Para fixá-las na mente, lembre-se sempre que “was” é singular e “were” é plural. E o futuro, como fica?

I will (eu vou/estarei) | We will (nós vamos/estaremos)

You will (você vai/estará) | You will (vocês vão/estarão)

He, she, it will (ele ou ela vai/estará) | They will (eles ou elas vão/estarão)

No futuro, as coisas se tornam ainda mais simples, porque o verbo “to be” tem apenas uma flexão para todos os sujeitos. Se tiver qualquer dúvida sobre esse tempo verbal, lembre-se das músicas “I will survive”, “We will rock you”, “She will be loved” e “Wherever you will go”.

Just perfect! Você acaba de superar o maior desafio dos brasileiros com o inglês. Aprendeu a usar o verbo "to be" sem exercícios chatos ou explicações complicadas… e o melhor de tudo: sem nenhum “book on the table”. Parabéns! Congratulations! Para superar ainda mais desafios e ganhar cada vez mais confiança, venha descobrir um novo jeito de aprender inglês com a Beetools! 8)

Gostou? Compartilhe!

Você também pode gostar de:

Cultura

Páscoa em inglês: conheça a origem do feriado!

English Tips

Família em inglês: aprenda o nome de cada integrante!

Cultura

Como surgiu o St. Patrick's Day?

Rolando lá no nosso insta