Cultura

Barbie: como surgiu a boneca mais famosa do mundo?

20 de Julho

Que dia lança o filme da Barbie? Quanto custa o ingresso do filme da Barbie? Como será o filme da Barbie? Essas perguntas estão pipocando na cabeça de muita gente nos últimos tempos, right?

A boneca mais famosa do mundo está ganhando uma adaptação cinematográfica pelas mãos de uma cineasta que já até concorreu ao Oscar em outras ocasiões.

Mas além da diversão, você sabia que a Barbie possui uma história de desenvolvimento muito curiosa, que reflete na cultura dos Estados Unidos e segue influenciando diversas tendências até os dias atuais? 

Pois então, prepare-se para conhecer mais sobre a origem da Barbie logo abaixo. Vem com a gente!

Barbie vem de uma típica história americana

No final da década de 1950, ao observar o comportamento de sua filha Barbara, a empresária Ruth Handler, presidente da Mattel, teve a ideia de desenvolver uma boneca que não fosse a representação de um bebê e sim de uma adulta. 

Assim surgiu a Barbie, baseada na boneca alemã Bild Lilli, que era relativamente conhecida desde 1955 e mais tarde se tornaria propriedade da Mattel até ter sua fabricação descontinuada. O projeto logo se tornou bastante popular, justamente por conta da novidade que trazia às prateleiras das lojas.  

Segundo a própria Mattel, a primeira boneca Barbie foi vendida em 9 de março de 1959. Dessa maneira, a data é considerada seu aniversário.  

Se você assistiu ao primeiro teaser do filme, com referências a 2001: Uma Odisseia no Espaço, deve ter notado o figurino listrado da atriz Margot Robbie. A roupa em questão também faz referência às primeiras Barbies e à Bild Lilli.

De certa forma, a Barbie inaugurou um novo modelo de lançamento para o mercado de brinquedos dos Estados Unidos, sendo exportada para diversos outros países.

She’s Everything: Barbie segue em alta na atualidade

Com o passar dos anos, a Barbie se tornou um símbolo de inovação para os Estados Unidos e o mundo. 

Milhares de bonecas foram vendidas ao longo dos anos, tornando-se o produto mais lucrativo da Mattel até hoje. Mesmo em meio a algumas crises, com quedas nas vendas, a boneca sempre se recuperou positivamente. 

Nesse sentido, é válido destacar que a franquia de brinquedos passou por inúmeras transformações em sua história. A Mattel passou a lançar Barbies temáticas, indo muito além do figurino cor-de-rosa, maquiagem e penteado comum. 

Em 1961, por exemplo, a Barbie ganhou um companheiro: o Ken. Com um visual bastante similar ao da boneca, Ken se tornou oficialmente o namorado da Barbie. Porém, sem muito glamour, esse personagem não existia sem a extravagante presença feminina.

Aos poucos, a família da Barbie foi crescendo e ela ganhou amigas, irmãs, entre outras figuras que se tornaram muito importantes em seu próprio universo. 

Ruth Handler observou o comportamento de sua própria filha para criar a Barbie. (Reprodução)

A concorrência também esteve de olho nesse sucesso e passou a lançar bonecas similares, que você já deve conhecer sem nem ao menos precisarmos citar. 

Também não demorou muito para que a franquia fosse expandida. Assim surgiram filmes e séries animadas, que traziam a Barbie em histórias lúdicas e interessantes para crianças e adolescentes. 

Videogames, histórias em quadrinhos e muito mais também exploraram o potencial expansivo dessa boneca tão famosa. 

Tudo isso culminou no filme da cineasta Greta Gerwig, já indicada ao Oscar de Melhor Direção, que estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (20).

Depois de toda essa história, chegou a hora de convidar toda a galera para praticar inglês no cinema assistindo uma sessão legendada de Barbie. Afinal, she’s everything! Have Fun 8)

Gostou? Compartilhe!

Você também pode gostar de:

Cultura

Páscoa em inglês: conheça a origem do feriado!

English Tips

Família em inglês: aprenda o nome de cada integrante!

Cultura

Como surgiu o St. Patrick's Day?

Rolando lá no nosso insta