English Tips

Christmas traditions | Tradições natalinas

O Natal já está quase aí e nós estamos ansiosos para compartilhar as inúmeras conquistas deste ano com nossos amigos e famílias. Mas para não dizer que está tudo encaminhado, ainda falta montar a árvore de natal (Christmas Tree), embrulhar os presentes e começar a pensar nas delícias da ceia. E já que esta é uma época de tradições e nós adoramos desvendar mistérios do passado, hoje vamos entender um pouco mais sobre a árvore de natal, o nosso popular pinheirinho de natal e de outros pequenos hábitos que colorem e decoram nosso natal. Então se você é daqueles que se transforma na época natalina, esse texto é pra você.

 

 

Small details | Pequenos detalhes

 

Vários adornos, decorações e símbolos estão presentes no natal. No Século III, se deu origem a lenda do Papai Noel (Santa Claus), devido ao futuramente nomeado santo pela Igreja Católica, Nicolau de Mira. Conta a lenda que ele era conhecido por ser generoso e por não gostar de ser visto realizando tais gestos. À noite, costumava jogar presentes (saquinhos com dinheiro) pela chaminé dos aldeões. Outra parte da lenda conta que num desses atos, o saquinho com dinheiro acabou por cair numa meia que secava próxima a lareira, dando origem às meias natalinas (Christmas Stockings). Essas meias geralmente estão cheias de doces…

 

What’s in your Christmas stocking? | O que tem dentro da sua meia de natal?

My stocking is full of candy!| Minha meia está cheia de doces!

 

 

Existem vários doces tradicionais americanos para esta época. Como as Bengalas Doces (candy canes), que tanto decoram as meias natalinas e a árvore, quanto adoçam o dia de natal. Também os comuns biscoitos de açúcar (sugar cookies), bem costumeiros também no Brasil, feitos em formatos variados, bem como os populares Biscoitos de Gengibre (Gingerbread Men), feitos tradicionalmente com um formato humano, e também casinhas e árvores, montando cenas natalinas algumas vezes.  Além destes existem vários outros, só tome cuidado com os bolo de frutas cristalizadas (fruitcake) similares aos panetones, pois muitas pessoas não gostam de ganhá-los como presente.

 

Candy canes are my favorite candy. | Bengalas doces são meus doces favoritos.

I prefer gingerbread cookies, they are delicious. | Eu prefiro biscoito de gengibre, são deliciosos.

I can’t believe she gave me another fruitcake this year.| Eu não acredito que ela me deu outro bolo de frutas este ano.

 

 

Outra coisa maravilhosa é a ceia de natal (Christmas dinner), apesar de ser ligada diretamente com a última ceia, ela também tem uma relação com os povos pagãos. No solstício de inverno eles preparavam um jantar e deixavam as portas de suas casas abertas, para que aqueles mais pobres, ou viajantes pudessem entrar e se servir de comida quente, durante a noite mais longa do ano. Já a comida tem várias origens diferentes. O peru (turkey) é uma herança dos povos indígenas americanos, que também é comum no dia de ação de graças (Thanksgiving (link), as frutas secas (dried fruit) e nozes (nuts) tem origem italiana (como o famoso panetone – panettone). E sabe o que não pode faltar no natal? Sim, uma árvore decorada bem bonita.

 

 

Christmas tree | Árvore de Natal

 

Não se sabe exatamente quando começaram as tradições relacionadas às árvores. O que se sabe é que povos antigos faziam festivais em adoração as árvores, a mais de 5 milênios. A tradição associadas ao pinheiro e a decoração (Christmas ornaments) do mesmo vem dos povos germânicos. Estes sofriam com rigorosos invernos e quanto mais ao norte se localizavam mais longas eram as noites.

 

The worst part is unpacking all the christmas ornaments. | A pior parte é desempacotar os enfeites de natal.

I love to decorate the Christmas tree. | Eu amo decorar a árvore de natal.

 

 

Como uma forma de lembrar das épocas verdejantes e também como um rito de preservar a vida e a natureza em seus lares, no solstício de inverno eles cortavam pinheiros, os guardavam em suas casas e o decoravam. Com o tempo surgiu o costume de colocar presentes para as crianças embaixo das árvores, em nome de Odin, deus nórdico supremo, será que tem alguma ligação com Papai Noel (Santa Claus)?. Também havia o costume de pendurar ramos verdes nas portas, como uma forma de espantar espíritos ruins.

 

Santa Claus always brings me a lot of presents. | Papai Noel sempre me traz muitos presentes.

Do you believe in Santa Claus? | Você acredita em Papai Noel?

 

 

Outros povos costumavam decorar as árvores, como os romanos em homenagem a Saturno, os Celtas com maçãs douradas em épocas festivas ou até os egípcios celebrando a vitória sobre o deus da morte. Anos depois, os povos católicos absorveram essa cultura com outra ideia. Tradicionalmente no dia 24 de dezembro se celebrava o dia de Adão e Eva, e era costume decorar uma árvore como símbolo da árvore do paraíso, para encenações nas igrejas. A primeira árvore utilizada para celebrar o natal data de 1510, na Lituânia.

 

 

A tradição das árvores natalinas se difundiu entre os protestantes pois Martinho Lutero havia certa vez decorado a árvore com uma estrela no topo (Christmas tree topper) e velas que hoje usamos como luzes (Christmas lights), pois havia observado uma árvore a noite, iluminada pelas estrelas e a imagem lhe lembrou de Cristo. Existem inúmeras histórias, mas fato é que a tradição se difundiu entre as famílias de origem inglesa depois que o príncipe Alberto (de origem Alemã) e esposo da Rainha Victória da Inglaterra montou uma árvore decorada, adornada com velas para a família. Uma imagem dessa cena circulou nos jornais locais e, devido a imensa popularidade da Rainha, isso se tornou moda imediatamente.

 

A good Christmas tree has to have lights! | Uma boa árvore de natal tem que ter luzinhas!

In the end, we placed the christmas tree topper on the tree. | No final, colocamos a estrela de natal no topo da árvore.

 

(A família real britânica era o padrão de beleza, fama e status no século XIX, então tudo que eles faziam era imediatamente copiado.)

E aí, gostou de saber uma pouco mais dessa história e desses termos? Então conta pra gente, no nosso instagram, alguma tradição de natal da sua família. Se ainda está interessado em histórias natalinas e tradições americanas nesta data tão maravilhosa, continue acompanhando nosso blog, que este mês estará recheado de postagens natalinas. See you soon!

Feito com pela Mentores Digital, soluções para sites, e-commerces em Curitiba e para todos o brasil.
Feito com por Mentores Digital, soluções para sites, e-commerces em Curitiba e todo o Brasil.