English Tips

O que é Country Music? | What’s Country Music?

Você já ouviu falar em country music

 

A gente já falou aqui no nosso blog sobre o western  e sobre a sua importância na cultura norte-americana. E hoje nós vamos falar um pouquinho sobre o estilo musical que é frequentemente relacionado a este gênero tipicamente estadunidense e, por consequência, essencialmente alicerçado na língua inglesa.  Então, partiu falar do country raiz!

 

The origin | A origem (Roots| Raízes)

 

A música country, originalmente chamada de western ou hillbily, surgiu no fim dos anos 20 e, embora seja uma música típica dos Estados Unidos, mais especialmente do sul e sudeste do país, sua origem é relacionada à clássicas músicas folk de origem européia que se misturaram ao blues, estilo afro-americano.

 

(fica esperto que um dia desses a gente conta tudo sobre o blues.)

 

O country, em seus primórdios, era composto essencialmente por instrumentos, como o violão, o banjo, as gaitas de boca e o violino. É bem provável que você conheça a palavra violin como equivalência direta de “violino”. Porém  o violino usado nas músicas country é chamado de fiddle, ou, qualquer instrumento que requer um arco para ser tocado.

 

That song has a fiddle, a banjo and an harmonica | Aquela música tem um violino, um banjo e uma gaita de boca

You can play the guitar and I can play the fiddle  | Você pode tocar violão e eu posso tocar o violino

 

A popularização da música country se deu no rádio, bem como a popularidade do gênero western em Hollywood, na literatura, etc. (eu já falei que tem um post sobre isso aqui?). Artistas como The Carter Family (A família Carter) e Jimmy Rodgers aos poucos ganharam espaço nas mídias, e isto, aliado ao western,  permitiu que o country se tornasse rapidamente um estilo muito popular, mesmo fora do sul e sudeste norte-americanos. E cada vez mais artistas country foram ganhando espaço no cenário musical estadunidense.

Hank Williams and the Honky Tonk. | Hank Williams e o Honky Tonk.

 

Um dos nomes mais influentes do country é o de Hank Williams, o cantor precursor no honky tonk, subgênero do country.. Foi responsável por influenciar incontáveis cantores, mesmo de outros estilos, como Elvis Presley e Jerry Lee Lewis. Até hoje sua influência é grande e suas músicas são constantemente regravadas e adaptadas. A fama de Hank  se deu por seu carisma e por suas aparições na TV. Entre seus principais sucessos estão as músicas Hey, Good Looking (Ei, bonita), I Saw the Light (Eu Vi a Luz) e Jambalaya, que é o nome dado à um prato típico da Louisiana.

 

(Good looking é uma maneira bem genérica de chamar alguém de bonito ou bonita. Ouça a música e veja o que você consegue entender, é meio bobo, mas é bonitinho, vai)

 

Apesar de sua fama ele teve uma curta carreira, tendo falecido em 1953 aos 29 anos. Ele sofria de uma lesão na medula, o que lhe causava dor e o fez abusar do álcool e morfina, para tentar diminuí-la. Mesmo assim, seu nome e suas músicas continuam vivos. Seu filho Hank Williams Jr. e neto Hank Williams III também se destacaram no country. Olha essas frases das músicas do Hank:

https:’m free and I’m ready, so we can go steady. How’s about saving all your time for me?| Eu estou livre e eu estou pronto, então nós podemos ir firmes. Que tal você guardar todo o seu tempo para mim?

Take my advice or you’ll curse the day you started rolling down that lost highway. | Aceite meu conselho ou você vai amaldiçoar o dia que você começou a descer aquela rodovia perdida.

 

The outlaws | Os foras-da-lei

 

Nos filmes e na literatura westerns, a figura do fora-da-lei era muito comum. No country, não podia ser diferente. Johnny Cash, Willie Nelson e Waylon Jennings são ótimos exemplos disso. O subgênero country, que ficou mais popular ao longo dos anos 70, foi responsável por misturar ritmos folk com o rock e com os ritmos que já eram tradicionalmente country. Ainda hoje temos artistas considerados outlaws, como Chris Stapleton e Sturgill Simpson.

 

(Johnny Cash era tão outlaw que, além de ter sido realmente preso, ele fez vários shows em prisões dos Estados Unidos.)

 

Olha essas frases foras-da-lei musicais:

I got stripes, stripes around my shoulders, I got chains, chains around my feet.| Eu tenho listras, listras em volta dos meus ombros, eu tenho correntes, correntes em volta dos meus pés. – Johnny Cash

I looked for trouble and I found it, son, straight down the barrel of a lawman’s gun. | Eu procurei por problema e eu encontrei, filho, no fundo do tambor da arma de um homem da lei. – Waylon Jennings

Whiskey river take my mind, don’t let your memory torture me. | Rio de whiskey tome a minha mente, não deixe a memória dela me torturar. – Willie Nelson

 

The country music lives | O country vive

 

Apesar das inovações, a música country continua tão forte quanto costumava a ser no tempo de Hank Williams. Durante os anos 90, nomes como Alan Jackson e Shania Twain mostraram a essência do country com grandes hits como Chattahoochee e Any Man of Mine (Qualquer Homem Meu).

 

(Chattahoochee, é o nome de uma cidadezinha da Flórida. A famosa música de Alan Jackson fala sobre crescer e se divertir em uma small town, ou cidade pequena)

 

Hoje em dia o cenário musical country se divide entre artistas mais pop, como Dierks Bentley e Blake Shelton, outros mais rock, como The Cadillac Three, e os mais tradicionais como Josh Turner e o já citado Chris Stapleton.

 

Well, I live in the city but don’t fit in (…) Oh, Lord, have mercy on a country boy. | Bem, eu vivo na cidade mas não me encaixo (…) Oh, Senhor, tenha piedade de um garoto do interior. – Josh Turner

My heartbeat’s rhythm is a lonesome sound (…) always lost and nowhere bound. | O ritmo da batida do meu coração é um som solitário (…) sempre perdido e em direção à lugar nenhum. –  Chris Stapeton

 

É possível aprender muito da cultura americana, bem como de sua língua, através do country. E, pensando nisso, entre as muitas referências musicais, cinematográficas e culturais das aulas Beetools, o country está lá.

Tá se sentindo inspirado? Vem pra Beetools!

E, só pra finalizar, curte mais essa música country bem cowboy.

 

Feito com pela Mentores Digital, soluções para sites, e-commerces em Curitiba e para todos o brasil.
Feito com por Mentores Digital, soluções para sites, e-commerces em Curitiba e todo o Brasil.