English Tips

Thanksgiving day | Dia de ação de graças

Um dos únicos feriados tipicamente Americano, e também nativo do continente, é o Dia de ação de graças | Thanksgiving day ou Turkey day | Dia do Peru. A festividade é marcada pela reunião familiar e a boa comida do banquete, como vemos em várias séries e filmes estadunidenses. O que poucos sabem é que o feriado também é comemorado no Canadá e nas ilhas do Caribe, e seu objetivo, especificamente religioso, é agradecer a Deus pela colheita, as graças alcançadas no ano e a saúde da família.

 

 

The Holiday | O Feriado

 

Em seus primórdios a festividade ocorria após a realização da colheita e atualmente é realizada na quarta quinta feira de novembro, como instituído por Abraham Lincoln. O que se conta é que o festival foi primeiramente realizado de forma oficial em  Plymouth, Massachusetts, que após anos de más colheitas e rigorosos invernos, obtiveram uma boa colheita, e no outono de 1621 o governador da Vila ordenou a festividade. Os habitantes locais prepararam veado, patos, milho e peixes e frutos do mar. Há relatos que indígenas locais também participaram da festividade, onde todos juntos comeram em mesas ao ar livre. O hábito de comer Perus, só veio anos depois. Mais tarde foi instituído como feriado nacional, e atualmente as pessoas usam o feriado para passar um tempo com a família e também para atividades religiosas.

 

 

O feriado no Canadá, mesmo não tendo sua origem confirmada, foi realizado pelo explorador  Martin Frobisher, em 1578, não em agradecimento a colheita, mas sim como forma de agradecimento a Deus por ter sobrevivido a viagem da Inglaterra em meio a tempestades e icebergs e foi realizado na Ilha de Baffin (atualmente Nunavut). Colonos franceses, na Nova França, também começaram a seguir o feriado em graça as colheitas. Imigrantes Irlandeses e Alemães também adicionaram seus costumes ao festival, bem como os Americanos, durante a Revolução Americana. No país,  o feriado é na terça-feira da segunda semana de outubro, já que devido ao inverno, a colheita acontece antes.

 

 

Tradições | Traditions

 

Além da reunião familiar, desfiles e eventos são comuns. Nestes eventos a população se veste com trajes típicos dos peregrinos americanos. Em Nova York o festival foi originalmente promovido pela loja Macy’s para atrair clientes em sua abertura da temporada de compras de Ação de Graças e Natal. Atualmente mais de 3 milhões de pessoas assistem ao desfile, que conta com enormes balões com personagens como Snoopy e Bob Esponja. O evento é marcado também  pela chegada do Papai Noel | Santa Claus. O dia posterior ao Dia de Ação de graças é  famoso pela Black Friday | Sexta Feira Negra, onde as lojas costumam esvaziar o estoque para receber os produtos de Natal, por isso vendem com preços tão baixos. Muitas pessoas aproveitam para comprar presentes de Natal nesta data e também para assistir os jogos finais de algumas ligas de futebol americano.

 

 

O feriado de Ação de Graças é muito sobre comida. Com alguns pratos tradicionais, como: Pumpkin pie | Torta de abóbora , feita com creme de abóbora adoçado e levemente condimentado, assado até ficar com uma crosta crocante por fora. Cranberry Sauce | Molho de uva, que é feito com uvas do monte e suco de laranja, apresenta sabor agridoce. Stuffing | “Farofa”, que não é bem como a nossa farofa, é mais uma mistura de cebola, aipo, alecrim, caldo de carne e pão.

 

 

E por fim, Turkey | Peru, o prato mais tradicional do feriado. O Peru, escolhido por alimentar muito mais pessoas que o frango, é preparado com temperos e geralmente com Stuffing, utilizada para preencher o Peru antes de assar. Também é fato que o Peru é um pássaro nativo americano e muito fácil de ser pego, logo era uma escolha óbvia para a festividade. E sobre tudo isso vai o delicioso (e extremamente gorduroso) Gravy | Molho de carne, que é basicamente, a gordura que sobra na forma onde foi assado o Peru, misturada com farinha de trigo e temperos variados.

 

 

Deu fome? Então aproveite o feriado americano para treinar algumas dessas receitas e também o seu inglês. E nós só temos que lhe agradecer por ler essa postagem e desejar Feliz Dia de Ação de Graças!

 

Feito com pela Mentores Digital, soluções para sites, e-commerces em Curitiba e para todos o brasil.
Feito com por Mentores Digital, soluções para sites, e-commerces em Curitiba e todo o Brasil.